quarta-feira, 1 de abril de 2009

PROJETO, UM ATO HUMANO

Os seres humanos desenvolveram através dos tempos várias habilidades, seja para busca de alimentos, estratégias para a caça ou ainda os vários meios de deixar fatos na memória. Muito do que nós humanos desenvolvemos, como as máquinas modernas capazes de reproduzir com perfeição em atos repetitivos, especialmente os robôs nas indústrias ou mesmo terminais bancários. Já ouvimos estórias que as máquinas tomariam o planeta e seríamos subjugados a terríveis computadores, etc...
Não tiramos o mérito da necessidade das máquinas para que cumpram seu papel na sociedade atual e futura, porém devemos ter a cautela de imaginarmos que são frutos da capacidade criadora humana e assim sendo sempre serão produtos e nunca criadores, o que nos leva a indagar o que diferencia uma máquina de última geração dos humanos?
Buscando o que de mais íntimo, daquilo que podemos analisar enquanto ser vivente no mundo material, os humanos possuem e mostram em sua caminhada neste planeta a capacidade de elaborar e realizar projetos, sejam eles de qualquer natureza todos os que possuem a qualidade de seres pensantes desenvolveram ao longo de sua trajetória neste planeta, a incrível arte de projetar.
Projetar, ou seja, lançar-se à frente como propõe Machado (2000), construir algo a atingir baseado em sonhos e conquistas já estabelecidas, em desejos a realizarem-se, enfim delinear na mente toda uma estória a construir-se, traçando trajetórias capazes de serem carreadas e adaptadas à medida em que as dificuldades forem se apresentando ou que seus desejos forem moldando-se às novas realidades.
Reconhecendo a singularidade dos projetos dos alunos os professores compreenderão que são apenas modelos e nunca imporá seu jeito de encarar o presente ou o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário